Gestão de processos – BPM
Um dos fatores críticos de sucesso para a adoção da Gestão por Processos está na utilização de uma metodologia organizacional padrão para a prática de BPM que respeite as questões políticas e culturais da empresa.
Uma metodologia padrão é parte importante da capacidade organizacional de BPM e estabelece quais as atividades que a organização executará em cada etapa do ciclo de vida do processo, quem serão os profissionais envolvidos, quais os modelos de documentação, os produtos entregáveis e as tecnologias aplicadas para suportar estas atividades, garantindo uma prática comum de processos em toda a organização.
Assim, uma metodologia clara e padronizada propicia à empresa o estabelecimento de pontos de controle, previsibilidade e organização do processo de mapeamento, melhoria, publicação, implantação e gerenciamento do processo.
Baseado nas premissas do BPMBook desenvolvemos metodologias que incluem:
- Priorização de processos;
- Modelagem e definição de indicadores;
- Análise e identificação de problemas e oportunidades de melhoria;
- Elaboração da visão futura;
- Definição da interface entre as área de negócios e sistemas;
- Desenvolvimento do processo automatizado (opcional), envolvendo:
análise para a automatização do processo;
implementação do processo automatizado;
planejamento e testes da qualidade do processo - Elaboração do plano de implantação do processo;
- Mapeamento e Modelagem de Processo.